sábado, 2 de abril de 2011

Atividade para aula sobre África.

Queridos!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Hoje, pensei em postar uma Plano de aula, aliás, uma atividade ligada ao estudo do continente africano.

Essa é uma atividade que pode ser trabalhada no momento de introdução ou de fechamento do assunto mas, creio eu,  que por conta de sua relevância, poderia ser, também, utilizada em outros momentos, outras oportunidades e ocasiões que não apenas no interior de uma sala de aula, não se aplicando apenas ao universo da aula de história/ geografia.

É o seguinte:

Primeiramente, vamos trabalhar com uma música chamada "Alma não tem cor" de autoria de André Abujamra e interpretaçao de Zeca Baleiro. Como o ritmo da música é muito bacana (quase um forró) eu aconselharia que a mesma fosse reproduzida em sala, os alunos costumam adorar!

Alma não tem cor
Porque eu sou branco...
Alma não tem cor
Porque eu sou preto...
Branquinho, neguinho
Branco, negão

Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor
Percebam que a alma não tem uma só cor
Ela é colorida, sim
Ela é multicolor

Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom

Você conhece tudo
Você conhece o reggae
Você conhece tudo
Você só não se conhece [2]

Branquinho,neguinho
Branco, negão
Azul, amarelo
Verde, verdinho, marrom

 
Procurem fazer alguns questionamentos envolvendo a canção: O que será que o autor quis dizer com "Você só não se conhece"? Será que existe alma amarela? verde? branca e preta?, O que é a alma?.

Depois disso, indico um pequeno texto, conhecido como "Carta de um escritor africano anônimo"

Meu irmão Branco...
Quando eu nasci, eu era negro.
Quando eu cresci, eu era negro.
Quando eu vou ao sol, eu sou negro.
Quando eu estou com frio, eu sou negro.
Quando eu estou com medo, eu sou negro.
Quando eu estou doente, eu sou negro.
Quando eu morrer, eu serei negro.
E você Homem Branco,
Quando você nasceu, era rosa.
Quando você cresceu, era branco.
Quando você vai ao sol, fica vermelho.
Quando você fica com frio, fica roxo.
Quando você está com medo, fica branco.
Quando você fica doente, fica verde.
Quando você morrer, ficará cinza.
Depois de tudo isso Homem Branco, você ainda tem o topete de me chamar de homem de cor?

Depois, proponha discussões/debates com questões do tipo:

a)     Quem é o autor do texto?
b)     A quem o texto é dirigido?
c)     Qual a mensagem que o texto nos transmite?
d)     Segundo o autor, o que é ser um “homem de cor”?
e)     Em sua opinião o que levou o autor a produzir este texto?
f)       Este texto revela um problema existente em nossa sociedade. Que problema é esse e qual seria a solução para combatê-lo?

Se a atividade for for pensada em um momento de introdução ao tema de África, proponha-o de uma forma direcionada a se pensar a questão do preconceito naturalizado que aquele continente e aquelas pessoas sempre sofreram; como o aluno ainda não terá estudado nada sobre a questão, esse poderá ser o momento de perceber inclinações ou pontos de vista que deverão ser trabalhados, melhorados ou destruidos no decorrer das futuras discussões. Se a atividade for pensada em um momento de finalização de conteúdo, deve ser apresentado como forma a se pensar as problemáticas contidas nela de maneira obviamente mais profunda, com discussões mais completas.

Acho que deu pra perceber por que mencionei que essas atividades podem ser utilizadas em outros momentos que não apenas em um aula de história/ geografia, não é? O tema é extremamente relevante para o momento que atravessamos na sociedade brasileira e no mundo como um todo.

Vale para pensar questões ligadas a qualquer tipo de preconceito.

Por hoje é só. Espero que essa ideia possa originar muitas outras.


Um abraço,
Adriana Barbeiro